Síndico Profissional x Síndico Morador
6 de abril de 2021O que faz uma administradora de condomínios?
A principal atribuição de uma administradora de condomínios é auxiliar o síndico no gerenciamento das atividades administrativas do edifício
Cuidar de um condomínio não é tarefa simples, em alguns casos pode até ser comparado ao gerenciamento de empresas de médio e grande porte. São diversas rotinas administrativas necessárias para gerir o condomínio de forma eficiente. E é nesse momento que entra o papel da administradora, dando suporte às atividades administrativas, financeiras e dos recursos humanos do empreendimento.
Uma administradora de condomínios não substitui o trabalho do síndico. No dia a dia, ela oferece assistência administrativa e operacional trabalhando junto ao síndico. É ele quem acompanha e repassa as demandas e decisões do condomínio à administradora, buscando garantir que todos os serviços necessários sejam executados conforme contratados.
Mas o que de fato faz uma administradora de condomínios?
O papel de uma administradora de condomínio é amplo. Suas principais funções são: Gestão Administrativa, Gestão de Recursos Humanos, Gestão Financeira, Gestão de Assuntos Jurídicos e Tecnologia. Entre as suas atribuições administrativas estão:
- Atendimento
- Atendimento geral e orientação ao Síndico e Corpo Diretivo.
- Atendimento pessoal, telefônico e e-mails de condôminos e representantes (imobiliárias, advogados, locatários etc.): informações, reclamações, orientação, solução de problemas etc.
- Rotinas
- Gerenciamento e atualização do cadastro de proprietários, com controle de documentação de propriedade.
- Controle do cadastro e mandato do Corpo Diretivo.
- Controle de valores de isenções / remunerações de Síndicos e membros do Corpo Diretivo (eles não são remunerados), inclusive para fins de retenção e recolhimento de INSS e lançamentos na DIRF – Receita Federal.
- Elaboração de notificações extrajudiciais a condôminos infratores.
- Elaboração de gráficos e controle de consumos de água, energia e gás.
- Suporte ao controle de acesso na portaria (crachás, cadastro e relatórios).
- Controle de uso, cobrança e manutenção de áreas de recreação: salão de festas, espaço gourmet, salão de jogos, piscinas, academia, quadras etc.
- Suporte Técnico
- Cotação de orçamentos de obras, materiais e serviços que se fizerem necessários.
- Atendimento e negociação com fornecedores e prestadores de serviço.
- Elaboração de memorial de concorrência e planejamento financeiro.
- Análise prévia de contratos.
- Acompanhamento e controle, em conjunto com o zelador, de serviços periódicos de limpeza de caixas d’água, dedetização, análise química da água e outros.
- Gestão de Contratos
- Gestão da situação/manutenção dos equipamentos de segurança.
- Gestão dos contratos de conservação e de manutenção.
- Gestão de contratos de prestação de serviços terceirizados.
- Assessoria nas áreas de:
- Engenharia
- Arquitetura
- Paisagismo
- Decoração
Confira a lista completa das atribuições de uma administradora.
Ao contratar uma administradora de condomínios, é importante avaliar os tipos de gestão oferecidos. Cada empresa pode ter disponível diferentes opções para gestão condominial. Uma boa administradora deve possuir vasta experiência na área, um atendimento com informações claras e uma infraestrutura de tecnologia, investindo em ferramentas que facilitem a gestão do condomínio. Proporcionando processos claros e descomplicados, permitindo uma administração mais eficiente e transparente.