O que fazer quando há conflitos entre moradores em relação aos Pets dentro do condomínio?
28 de setembro de 2023Saiba quais áreas de lazer seu condomínio pode ter
6 de outubro de 2023O que é portaria remota e como funciona?
Infelizmente, estamos cada vez mais preocupados com a violência que nos cerca e, por isso, precisamos buscar novas estratégias para garantir condomínios cada vez mais seguros.
Uma opção que vem ganhando adeptos é a portaria remota, onde não há um porteiro no local e a entrada e saída de visitantes são controladas por uma central, com câmeras de segurança.
Apesar de parecer história de filme de ficção científica, a iniciativa é realidade no exterior há quase 20 anos, quando as primeiras empresas do ramo surgiram nos Estados Unidos.
Já no Brasil, a tecnologia vem chegando aos poucos, trazendo inovação às cidades do país. Por exemplo, apenas em São Paulo, estima-se que, somente em 2020, houve um crescimento de 43% na adesão da portaria remota nos condomínios do município.
Aliando modernidade, redução de custos e segurança, o sistema de portaria remota é um dos principais exemplos de automatização de condomínios.
Pensando nisso, vamos apresentar alguns pontos importantes sobre a portaria remota neste artigo. Continue lendo!
O que é portaria remota?
A portaria remota substitui a presença física de um porteiro no condomínio por um gerenciamento à distância.
Um funcionário trabalha diretamente de uma central de monitoramento, controlando o acesso de pessoas através das câmeras de segurança 24 horas por dia.
Como funciona a portaria remota para condomínios?
Ao chegar no condomínio, o visitante aperta a campainha e conversa com o porteiro através da portaria eletrônica, que funciona via interfone.
Enquanto isso, o funcionário da empresa notifica o morador por interfone, telefone ou aplicativo de celular e confere se a entrada é autorizada. Tudo isso utilizando a internet.
A entrada de moradores é feita com um sistema de identificação que reconhece a sua impressão digital (biometria), cartões magnéticos ou até mesmo QR Codes.
Para que tudo isso funcione perfeitamente, o condomínio precisa contratar uma empresa especializada e investir em uma aparelhagem que consiste em:
- câmeras de segurança;
- sistema de identificação de moradores; e
- conexão de internet para que as imagens sejam transmitidas em tempo real.
Depois da contratação, não esqueça de fazer manutenções preventivas e periódicas para que todos os equipamentos funcionem perfeitamente e não haja surpresas.
Como funcionam os serviços de entrega e de correspondência com portaria remota?
Sem a presença de um porteiro, existe o medo de que as encomendas e correspondências possam ter problemas na entrega ou sejam extraviadas.
Uma forma de resolver essa questão é encaminhar as correspondências para o zelador do condomínio, que deverá repassar os materiais aos moradores.
Na ausência de um zelador, pacotes e envelopes só poderão ser entregues diretamente aos moradores. O que significa que alguém deverá estar em casa na hora da entrega da encomenda.
Entregas que requerem a assinatura do comprador e pedidos de delivery funcionam como a visita de um convidado: o entregador entra em contato com a portaria a distância pelo interfone na porta de entrada e a central notifica o morador acerca da situação.
Quais as vantagens de uma portaria remota?
Portarias remotas para condomínios possuem pontos positivos e negativos.
Logo, é importante analisá-los para descobrir se o serviço combina com as necessidades e perfil do condomínio que você administra.
Algumas vantagens dessa tecnologia são:
- Redução no custo das taxas condominiais. Especialistas garantem que é possível reduzir o valor do condomínio em 40% até 50% utilizando o serviço;
- Maior segurança para o condomínio. Não possuir um porteiro físico no local evita que o profissional seja rendido por assaltantes;
- Menos custos trabalhistas e despesas em geral. Terceirizar a portaria e a empresa de segurança diminui o risco de o condomínio ter problemas com ações trabalhistas;
- Economia de tempo e dinheiro em treinamento de porteiros e vigilantes;
- O condomínio contará com um aparato maior de segurança e controle já que serão instaladas câmeras nas entradas e áreas comuns;
- Redução de conflitos e desvios de função. Os desvios de função e conflitos entre porteiros e moradores são reduzidos;
- A portaria virtual funciona 24 horas por dia.
Quais as desvantagens da portaria remota?
A portaria remota para condomínios evita uma série de problemas que podem ser causados pela presença do porteiro, mas isso não quer dizer que a prática é perfeita.
Existem algumas questões que precisam ser levadas em consideração antes de aderir ao sistema:
- O sistema está aberto a possíveis falhas em caso de falta de energia e quedas de internet;
Alguns condôminos podem ter dificuldade de adaptação à tecnologia; - Moradores podem sentir falta do contato humano do porteiro presencial, de alguém para ajudar a abrir portas para os mais velhos ou repassar informações relevantes sobre o condomínio;
- Dificuldades para receber entregas de encomendas e correspondências, pois alguém precisará estar no local para receber os materiais;
- O síndico precisará dispor de tempo para ajudar os moradores a se adaptar a essa novidade.
Como proceder em caso de problemas de conexão e falta de energia
Como a entrada e a segurança do condomínio são feitas através de equipamentos eletrônicos, a portaria remota fica comprometida caso aconteça algum problema com a conexão ou queda de luz. Providências precisam ser tomadas para evitar que o condomínio fique fragilizado com esses obstáculos.
Caso seja contratado o serviço de portaria remota, se torna de extrema importância que o condomínio tenha sistemas de apoio, como um gerador de 5 a 6 Kva para o caso de falta de energia elétrica.
Alguns síndicos optam por contratar duas conexões de internet de empresas diferentes para o condomínio.
Desta forma, quando houver problema em uma delas, a conexão reserva é automaticamente acionada. Outros condomínios preferem aderir uma rede mais poderosa.
Antes de contratar qualquer serviço, é essencial que o síndico esteja atento aos termos de contrato e tire dúvidas importantes com a empresa, por exemplo:
- Como o atendimento é feito em caso de queda de luz ou falha no sistema?
- A empresa dispõe de porteiros físicos que podem se deslocar ao condomínio nessas situações emergenciais?
Também é interessante visitar a central da portaria remota para conhecer a infraestrutura e ver por dentro como é feita a vigilância.
Outra questão que deve ser levada em consideração é lembrar que, mesmo com o serviço da portaria remota, o condomínio não pode apostar apenas na aparelhagem eletrônica como a única forma de entrada e saída.
Na ausência de energia, é necessário que as portas e vias possam ser acessadas com uso de chave ou controle – e que os moradores possuam cópias destes.
Fonte: blog.townsq.com.br
Foto: pixabay